sábado, 4 de outubro de 2014

Sobre a Rosa-cruz

É uma fraternidade formada por pessoas de ambos os sexos sem distinção de raça, supostamente com a premissa original de estudar as leis místicas universais. Apesar de se dizer neste conceito não religiosa, a é. Costuma se comparar ao sentimento amor (pura e simplesmente pela sigla AMORC) e a vida, mesmo que na prática não se perceba isso.
Apesar de relatar-se ter sido fundada em 1597, sua história parece ser antecedente a esta data, estando presente até mesmo na fundação do Rito Escocês da Maçonaria no século XIV, apesar de não ser comuns simpatizantes tendo-se um histórico de combates mesmo que compartilhem de uma hirearquia bastante similar ao rito escocês com 33 graus ligada assim a esta pelos Illuminatti, como todas as Ordens dos 3 grandes blocos atuais. Assim apesar de algumas vezes se considerar herdeiras dos Templários, na realidade apenas adquiriu algumas de suas características com seu fim e a fundação do rito escocês.
Dedicava-se originalmente a prática da alquimia, mas com as perseguições da igreja católica se formulou como uma espécie de cristianismo esotérico, tendo enormes conceitos da ciência alquímica e religiosa egípcia agregando costumes relacionados e sendo um dos blocos mais ativos do movimento Nova Era.
A Ordem Rosacruz AMORC original (do qual os demais ramos advém) se propõe ser herdeira das antigas escolas de mistérios egípcias, há 3.360 anos e assim considerando seu fundador destas tradições o faraó Tutmés III, da XVIII dinastia, por volta de 1350 a.C. do qual teria fundado uma fraternidade secreta com a pretensa de estudar os mistérios da vida e assim sendo um dos fundamentos do esoterismo e somente ganhando supostamente este nome pelo faraó Amenófis IV também conhecido como Akhenaton em El Amarna, e teria agregado como membros diversos faraós. Tutmés III também teria fundado outra Sociedade Secreta a Fraternidade no Templo de Karnak, chamada de Grande Fraternidade Branca (tradicionalmente apenas em 1353 a.C.), com propósito inicial similar envolvendo conceitos de Karma e reencarnação tendo-se por consequência aproximação com o espiritismo e áreas da filosofia como metafísica.
A AMORC costuma relatar que Jesus seria um Essênio membro do grupo do norte do qual também se derivaria os Carmelitas cristãos, apesar das escrituras essénicas sejam consideradas apócrifas pelo Cristianismo e estes apesar de não relatados no cânon Bíblico era considerada as maiores seitas judaicas junto aos saduceus e fariseus que buscavam similaridades com os primeiros cristãos, mas pela sua ascendência egípcia parece ligar-se a Lúcifer por Ra'. Relata-se segundo a sua doutrina que Jesus foi um espírito chamado Gautama Buddha que teria entrado em seu corpo por um raio cósmico.
Apesar da fundação ser dada por Christian Rosenkreutz (Ou F.R.C., alusão à Frater Christian Rosenkreuz), cuja a existência duvidosa, teria sido o grande responsável pela Ordem Roza-Cruz moderna agregando estes elementos históricos egípcios a tal, mas sendo considerado normalmente como um personagem fictício para promover esta Ordem na França originando um novo ciclo em 1378, ano de seu suposto nascimento. Em 1459 com seu "falecimento" a Ordem inicial seu período de inatividade voltando em 1614 com a descoberta de seu suposto túmulo e a publicação de seus escritos, porém estes escritos deve ter sido feitos na realidade por Francis Bacon, um dos maiores nomes da Ordem. Percebe-se que há muita ficção envolvendo estas Ordens tornando muitas vezes difícil se diferenciar história de estória e que neste caso citado parece deter algumas semelhanças com o caso de Jmmanuel o que parece comprovar a fraude do Tamuld deste.
Francis Bacon era definitivamente um homem muito inteligente, e que utilizou seus conhecimentos em prol disso. Este personagem fora uma clara forma de se disfarçar de cristianismo o abrangendo também para fugir das perseguições da época. Fato que já era tentando desde o tempo de Jesus ao buscarem – em vão – afirmar que Jesus Cristo era essênio.
Muitos dizem que a Grande Fraternidade Branca nunca existiu sendo mais um fruto deliberado de estórias construídas em parte pelos próprios roza-cruzes tal como o próprio Christian Rosenkreutz, mas outros afirmam que eram proveniente do Egito como uma das principais escolas filosóficas de onde teria derivado tantas outras como os Essênios.
Uma das explicações para a origem do nome 'essênio' é que deriva-se do egípcio kashai, que significa (secreto), de forma similar ao hebraico chsai que significa (segredo e/ou silêncio). Numa outra tradução pode ser visto do hebraico (chsai) cujo numa tradução a nosso idioma ela seria (essaios), que significa no bom português “místico”. Um outro ramo dessa fraternidade egípcia se estabeleceu no povo grego, com o nome “esene” e que se deriva da palavra Síria “asaya” cujo significado é - terapeuta da alma.
Entre seus nomes verídicos estão Max Heindel influente rozacruz, nascido em 23 de Julho de 1865 em Aarhus, na Dinamarca, com o nome de Carl Louis von Grasshoff, adotando posteriormente este pseudonimo. Era um ocultista, astrólogo e místico radicado nos Estados Unidos, do qual dizia-se que no período em que esteve internado teria passado maior parte do tempo fora do corpo conscientemente nos planos invisíveis.
Perseguida pelo regime nazista de Adolf Hitler, foram perseguidos pela GESTAPO, onde foram presos e até mortos. Os principais ramos existentes ou já existentes ligados são:

- Os Essênios
Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC: Antiquus Mysticusque Ordo Rosæ Crucis) Fundada em 1915 por Harvey Spencer Lewis, é a maior fraternidade rozacruz.
- Fraternidade no Templo de Karnak (Grande Fraternidade Branca)
- Fraternidade Rosacruz (Fraternidade Rosacruz)
- Antiga e Mística Ordem Rosa-Cruz (AMORC)
- Lectorium Rosicrucianum
- Confraternidade da Rosa+Cruz (CR+C)
- Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA)
- Antiga e Arcana Ordem da Rosa Vermelha e da Cruz Dourada
- Rosa Cruz de Ouro
- Ordre Rose-Croix
- Colégio Invisível
- Sodalitas Rosae Crucis et Solis Alati
- A Ordem Rosacruz
- A Sagrada Ordem da Rosa Cruz de Heredom
- Sociedade Rosa-cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário